Tralhas Grátis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desempregados entram de graça nos monumentos e museus

Ir para baixo

Desempregados entram de graça nos monumentos e museus Empty Desempregados entram de graça nos monumentos e museus

Mensagem por TralhasGrátis Qua 21 Mar 2012, 16:20

Desempregados entram de graça nos monumentos e museus do Estado

Também haverá descontos na Cinemateca, São Carlos, D. Maria II, São João e CNB

Os desempregados europeus vão ter a oportunidade de frequentar gratuitamente os monumentos, palácios e museus à guarda do Estado português e ainda usufruir de descontos em instituições como a Cinemateca – em que os bilhetes ficam a 1,35 euros –, os teatros nacionais de São Carlos, D. Maria II e S. João, assim como a Companhia Nacional de Bailado (CNB). A medida tem efeitos a partir de 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.


“Trata-se de uma medida inédita, justa e de solidariedade que vai ao encontro das melhores práticas europeias”, revelou ao i o secretário de Estado da Cultura (SEC), Francisco José Viegas. Viegas disse que a “proposta pretende democratizar o acesso à cultura numa altura em que, infelizmente, o desemprego qualificado é uma realidade”.

Para os desempregados da União Europeia, a entrada é gratuita nos monumentos, palácios e museus tutelados pela Direcção-Geral do Património Cultural e direcções regionais de cultura, ou seja, o universo da SEC.


Para fazer prova da situação, o desempregado terá de levar um de três documentos possíveis: documento comprovativo da inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP); a notificação de deferimento do subsídio de desemprego com indicação do período de atribuição; ou declaração da Segurança Social que comprove que se encontra a receber subsídio de desemprego.

Também estão previstas reduções substanciais na compra de bilhetes para espectáculos e cinema de instituições também sob a alçada do Estado. Em Lisboa, no Teatro Nacional D. Maria II, o acesso às salas Garrett e Estúdio fica por seis euros, apenas se o bilhete for comprado no próprio dia e na bilheteira, sujeito à disponibilidade de lugares e excluindo-se as aquisições online. Eis uma boa oportunidade para ver a peça “As Aventuras de João Sem Medo”, de José Gomes Ferreira, encenada pelo próprio director artístico do D. Maria II, João Mota, que substituiu Diogo Infante no cargo.


Já no Teatro Nacional de São Carlos, assim como na CNB, o desconto é de 25% para todos os espectáculos, desde que o bilhete seja comprado no dia. No São Carlos, a oferta neste momento não é grande, mas sempre é de aproveitar para ouvir a ópera “La Rondine”, de Giacomo Puccini, entre 17 e 25 de Maio. A partir dessa data, a oferta da sala principal é escassa, pois foram canceladas três óperas. A CNB propõe “A Bela Adormecida”.


Por último, a Cinemateca disponibiliza os seus bilhetes a preço de amigo (1,35€), mais precisamente dos “Amigos da Cinemateca”, num máximo de cinco bilhetes por sessão. Aqui, a oferta é gigantesca, mas sempre pode ver a “Elegia da Viagem – A Grécia de Theo Angelopoulos”. Viegas gostaria “que as pessoas que têm hábitos culturais não perdessem o acesso à cultura por se encontrarem numa situação de desemprego”.

in Jornal I - http://www.ionline.pt/portugal/desempregados-entram-graca-nos-monumentos-museus-estado-0
Very Happy
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos