Tralhas Grátis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1 de Fevereiro de 1908

2 participantes

Ir para baixo

1 de Fevereiro de 1908 Empty 1 de Fevereiro de 1908

Mensagem por simolas1111 Dom 31 Jan 2010, 13:31

Cronologia dos acontecimentos...

- Janeiro de 1908:

D. Carlos passeando-se com o seu ajudante, tenente-coronel José Lobo de Vasconcelos, desabafa,
«Tu julgas que eu ignoro o perigo em que ando? No estado de excitação em que se acham os ânimos, qualquer dia matam-me à esquina de uma rua. Mas que queres tu que eu faça? Se me metesse em casa, se não saisse, provocaria um grande descalabro. Seria a bancarrota.E que ideia fariam de mim os estrangeiros, se vissem o rei impedido de sair? Seria o descrédito. Eu fazendo o que faço, mostro que há sossego no País e que têm respeito pela minha pessoa. Cumpro o meu dever. Os outros que cumpram o seu»

- 31 de Janeiro de 1908
D. Carlos assina, em Vila Viçosa, um decreto prevendo a deportação para as colónias de todos quantos atentassem contra o estado...termina dizendo :
“Assino a minha sentença de morte.”

-1 de Fevereiro de 1908

De regresso de Vila Viçosa, a carruagem com SSMM, D. Carlos e D. Amélia, o Principe Real, D. Luiz Filipe e o Infante D. Manuel é alvo de disparos que matam o Rei e o Principe Real.

in Diario de D Amélia:
«Meu deus, porque permitiste que matassem o meu filho?
Protegi-o com todo o meu corpo, expus-me aos tiros, quis desesperadamente que eles me trespassasem a mim.
E bastou uma única bala para destruir o rosto do meu filho (...)»


in Diário D. Manuel II:

«(...)um outro homem que desfechou uns poucos de tiros à queima-roupa sobre o meu Pai; uam das balas entrou pelas costas e outra pela nuca, que O matou instantaneamente.
Que infames!
Para completarem a sua atroz malvadez e sua medonha covardia fizeram fogo pelas costas. (...)
Olhei o meu queridissimo Irmão e vi-O caido para o lado direito com uma ferida enorme na face esquerda de onde o sangue jorrava como de uma fonte!
Tirei um lenço da algibeira para ver se lhe estancava o sangue: mas que podia eu fazer?
O lenço ficou logo como uma esponja.
Lembra-me perfeitamente de ver a minha adorada e heroica Mãe de pé na carruagem com um ramo de flores na mão, gritando áqueles malvados animais, porque aqueles não são gemte «infamnes, infames».

A mãe de D. Carlos, a rainha Dª Maria Pia foi chamada ao Arsenal, onde encontrando-se com Dª Amélia lhe diz desolada: “Mataram-me o meu filho.”, ao que esta respondeu: “E o meu também.”

1 de Fevereiro de 1908 C%C3%B3pia+de+Rei+e+Principe+mortos

"As vítimas?
Lembremos Maria Pia de Sabóia, a Rainha Avó, que depois se levantava de noite, no Paço, para ir espreitar o quarto do neto assassinado, para se certificar de que dormia em paz, uma demência que havia de piorar, quando desgostosa de não encontrar o neto no quarto a dormir, regava as flores dos tapetes das salas do Paço Real, com água, julgando tratar-se de flores reais. Lembremos Maria Pia, em 1910, abandonada, já idosa, pelos republicanos do golpe de estado de 5 de Outubro de 1910, rumo a um destino que não quis. Lembremos Maria Pia, enfim só em Itália, minutos antes de morrer, em 1911, pedindo que lhe dissessem para que lado da cama estava Portugal, para que pudesse morrer virada para Portugal, onde tinha deixado os seus mortos... O marido, o Rei Dom Luis, o filho assassinado, o Rei Dom Carlos e um neto assassinado, o Príncipe Dom Luis Filipe.
(...)

http://www.regicidio.org/as_vitimas.htm

1 de Fevereiro de 1908 E-1355-v_0001_1_p24-C-R0072
simolas1111
simolas1111
Doutorado em Tralhas
Doutorado em Tralhas

Número de Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Oeiras/Lx
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1 de Fevereiro de 1908 Empty Re: 1 de Fevereiro de 1908

Mensagem por TralhasGrátis Dom 31 Jan 2010, 13:33

Uia tongue não sabia surprise
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos