Tralhas Grátis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Amália, coração independente" - Exposição

Ir para baixo

"Amália, coração independente" - Exposição Empty "Amália, coração independente" - Exposição

Mensagem por clmmfer Sex 16 Out 2009, 08:36

EXPOSIÇÂO: Amália, Coração Independente (Lisboa)

05 Out 2009 - 31 Jan 2010

Lisboa - Museu da Electricidade
Um olhar contemporâneo e uma visão renovada. É o que esta exposição propõe para marcar o aniversário dos dez anos da morte de Amália Rodrigues. Dividida por dois locais, o Museu Berardo e o Museu da Electricidade, "Amália, Coração Independente", retira o seu título de um dos seus famosos fados - "Estranha Forma de Vida".

A exposição mostra uma parte significativa do acervo da Fundação Amália mas também a visão de vários artistas contemporâneos ao mito e ícone Amália. No Museu Berardo apresenta-se uma cronologia (feita por Vítor Pavão dos Santos) ilustrada com objectos de cena, vestidos, jóias e outros documentos, uma sala de escuta onde se pode ouvir todos os discos de Amália, um núcleo dedicado à "Imagem da Voz" (com fotografias de diversos autores reconhecidos), e um núcleo grande de obras de artistas contemporâneos.

Algumas das peças apresentadas já existiam anteriormente, como "Coração Independente" de Joana Vasconcelos ou o filme de Francesco Vezzoli que relata a vida de Amália, outras foram feitas propositadamente para esta exposição. Esse outro núcleo apresenta as obras que deram origem às capas de uma reedição em vinil de vários discos de Amália. Peças feitas propositadamente para o efeito por, Adriana Molder, Ana Rito, Bruno Pacheco, Catarina Saraiva, Gabriel Abrantes, Isabel Simões, João Onofre, João Pedro Vale, Pedro Barateiro, Pedro Gomes, Rita GT e Sofia Leitão.

Mo Museu da Electricidade é apresentado um extenso núcleo dedicado aos vestidos e jóias da colecção pessoal de Amália, por oposição dos que são mostrados no Museu Berardo, exclusivamente objectos e vestuário de cena.

Esta exposição, divida por dois locais faz parte do ciclo "Amália 2009", que envolve uma série de iniciativas feitas em co-produção pelo Museu Berardo, Museu da Electricidade, Museu do Fado e Teatro São Luís.

S.Po. (PÚBLICO)
TELEFONE: 210028120
HORARIOS: De 05-10-2009 a 31-01-2010
Terça a domingo das 10h00 às 18h00
PREÇO: Entrada livre.
OBSERVAÇÕES: Documental, Pintura, Vídeo, Objectos, Outros. Inaugura 5/10 às 17h30
clmmfer
clmmfer
Tralheiro Guru
Tralheiro Guru

Número de Mensagens : 901
Idade : 48
Localização : LISBOA
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos