Tralhas Grátis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fêmea de lince ibérico tem uma infecção renal

Ir para baixo

Fêmea de lince ibérico tem uma infecção renal Empty Fêmea de lince ibérico tem uma infecção renal

Mensagem por Convidad Qua 07 Abr 2010, 06:37

Tópico: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1536867

Fêmea de lince ibérico reage bem ao tratamento a uma infecção renal

A fêmea de lince ibérico Espiga, que está no Centro Nacional de Reprodução deste animal em Silves, está a "reagir bem ao tratamento" de uma doença renal, que já matou quatro felinos da espécie, em Espanha.
"Está a reagir bem ao tratamento. A situação não se está a agravar", disse hoje à Lusa fonte do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), recordando que a fêmea chegou de Espanha a 04 de Novembro de 2009.
Portugal integra o Plano de Acção para a Conservação do Lince Ibérico, felino em vias de extinção, no âmbito do qual foi criado o Centro Nacional de Reprodução do animal em Silves.
Ao abrigo daquele projecto foram transferidos em Novembro e Dezembro passado 16 linces de Espanha para Portugal.
Em Espanha já morreram quatro linces ibéricos desde Dezembro, mas nos próximos meses o número de animais mortos poderá aumentar para 10.
A directora do Programa de Criação em Cativeiro do Lince Ibérico em Espanha, Astrid Vargas, disse a 23 de Março que "10 exemplares de linces ibéricos criados em cativeiro poderiam vir a morrer nos próximos meses devido a uma infecção renal crónica que afecta quase 40 por cento dos linces criados em cativeiro", segundo a agência de notícias espanhola Europa Press.
Em Espanha há 24 linces ibéricos criados em cativeiro a sofrer desta infecção renal que "não tem cura". Dez destes animais infectados estão com a doença em "estado avançado" e são esses 10 linces que podem morrer nos próximos meses.
A Espiga, que também sofre da mesma doença renal, está no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves, mas segundo o ICNB a situação "não se está a agravar".

cry cry cry cry cry cry cry cry cry cry cry cry cry
O responsável do Centro de Silves, Rodrigo Serra, disse à Lusa, no início de Março, que a fêmea deverá ter vindo de Espanha já doente, porque a "doença só se manifesta quando 75 por cento do rim já está afectado", explicou.
Rodrigo Serra disse que a causa da infecção está ainda a ser estudada, mas acrescentou que na origem pode estar "um problema tóxico, adquirido através de qualquer composto químico da comida, das vacinas ou dos suplementos alimentares e vitamínicos".
Para aquele responsável, ainda há a hipótese de se tratar de "uma doença idiopática, cuja causa nunca virá a ser conhecida, uma vez que não depende de um mas de um conjunto de factores".
Estima-se que existam 200 linces ibéricos a viver em estado selvagem, a maioria em parques naturais no sul de Espanha.
No início do século XX existiriam cerca de 100 mil linces em Espanha e Portugal, segundo registos da época.
sick sick sick sick sick sick sick sick



Espero que os linces ibéricos recuperem rapidamente e n morram!!!! Pois esta espécie em vias de extinção faz falta para a diversidade faunística da Península Ibérica!!!! Estes animais têm um papel trés important no equlíbrio e harmonia ambiental!!!!!
Sugestão: Poderá ser dos materiais c/ q construíram os abrigos onde eles estão???? Como são animais selvagens deveriam estar no habitat natural e respirar mais ar (n ficar tt. Tp. enclausurados numa gaiola com uns x de metros, mas ter espaço para correrem e brincarem à vontade!!!!
Outro conselho: muitos destes animais como vivem em grupo e protegem os das sua espécie, poderão “deixar-se morrer”, pq. veêm os outros da sua espécie a adoecer e morrer (os animais são sensitivos e têm pressentimentos!!!!), poderá ser isso, talvez para alguns?????
Retirem os animais q estão doentes uns de perto dos outros (é só uma EXPERIÊNCIA!!!!) para ver se dá resultado!!!!
BOA RECUPERAÇÃO E MELHORAS aos LINCES IBÉRICOS QUE ESTÃO DOENTES!!!!! PRECISAMOS DE TODOS VOCÊS EM BOAS CONDIÇÕES DE SAÚDE!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos