Tralhas Grátis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para poupar

+6
SHOTBOY
Keluka
ocean_plm_girl
TralhasGrátis
ddascaldas
berta
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Dicas para poupar

Mensagem por Convidad Qui 27 Dez 2007, 05:36

Olá a todos. Esta cena das tralhas grátis é muito fixe , numa altura em que a crise aperta a garganta dos jovens casais (como é o meu caso) e que andam a contar os tostões a cada mês. Lembrei-me que aqui podiamos ir mais além e deixar no blog também dicas de como poupar dinheiro. Por exemplo, quando nos cafés nos dão dois pacotes de acúcar e só usamos um, o outro mete-se na mala para levar para casa. Ao fim do mês, conseguimos juntar uma quantidade razoável. Ou aproveitar os embrulhos e laços das prendas de natal para o próximo ano. Alguém tem mais ideias?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por berta Qui 27 Dez 2007, 06:05

se kiseres poupar na agua ou na luz kuando fores por a makina a lavar poe depois das nove(21:00) gastas menos e ao fim de semana menos gastas.
como estamos na epoca fria e ligamos o akecedor liga-o com as janelas todas fexadas deixa ficar 15m ligado e depois desliga a casa fica kente e é desnecessario ter o akecedor sempre ligado.
vou ver se me lembro mais e depois posto pk poupar é comigo. Very Happy
Se usar um grelhador eléctrico para grelhar carne, cubra a carne com uma película de alumínio enquanto a carne cozinha. A película irá reter o calor e cozinhar a carne também na parte de cima. Use dois garfos sobrepostos para servir de pinça e manipular a película de alumínio e a carne. Irá poupar tempo e electricidade, uma vez que todo o processo será mais rápido.

Por experiência, grelhar carne usando este truque é mais eficiente e produz uma melhor uniformização do cozinhado.

Use sempre uma tampa na panela quando estiver a aquecer ou a cozinhar, ao não ser que a receita exija o contrário. Irá poupar tempo e muito gás ou electricidade.

Segundo algumas fontes, um litro de óleo de fritura usado deitado pelo esgoto da cozinha, contamina um milhão de litros de água, afectando a sua oxigenação. O que deve ser feito é deitar o óleo usado numa garrafa fechada e deitar a garrafa no lixo comum (orgânico). Talvez o nosso país ainda não esteja preparado para tratar estes resíduos de forma eficiente, mas a verdade é que o óleo usado de cozinha pode ser muito facilmente transformado em sabão ou em aditivo para gasóleo.(esta é muito importante)
berta
berta
Tralheiro Guru
Tralheiro Guru

Número de Mensagens : 849
Idade : 40
Localização : porto
Data de inscrição : 19/12/2007

http://todasiguaistodasdiferentes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por ddascaldas Qui 27 Dez 2007, 12:41

  • Tarifa Bi-horária

Desde que depois acertem com as horas de uso, demora um pouco a acertarem com a forma de agir, mas ao final de uns meses conseguem.
Maq. de lavar à noite e aos fins de semana, outros gastos grandes de luz neste horário.

  • Poupar água

Já repararam que gastar, em Lisboa, 5 metros cubicos por mês corresponde a um escalão, mas 6 mestros corresponde ao escalão acima que é mais do dobro do preço em água. Em numeros é a diferença de gastar 10€ para gastar 25€, por factura.
O gasto de água entre o esquentador/termoacumulador, a água que se tira fria até chegar a quente pode ser guardada para limpezas ou regas,é agua limpa, ou mesmo a de lavar vegetais para regas.
ddascaldas
ddascaldas
Doutorado em Tralhas
Doutorado em Tralhas

Número de Mensagens : 365
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por TralhasGrátis Qui 27 Dez 2007, 16:40

Ainda tenho uma dica que me valeu um livro o Ecotopias...
Acho que foi esta dica que dei.
Colocar uma garrafa vazia de plástico no autoclismo e assim quando descarregares a água ele volta a encher mas... apenas até meio! Poupas imensa água e imenso dinheiro!
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por ddascaldas Qui 27 Dez 2007, 16:51

O autoclismo pode ser calibrado, ajustado.. sem ser atraves de garrafas de água ou assim...
ddascaldas
ddascaldas
Doutorado em Tralhas
Doutorado em Tralhas

Número de Mensagens : 365
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por ocean_plm_girl Sex 28 Dez 2007, 03:41

Não tenho dicas, mas é só para dizer que me parece um tópico bastante pertinente Very Happy
ocean_plm_girl
ocean_plm_girl
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1216
Idade : 37
Data de inscrição : 21/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por ddascaldas Sex 28 Dez 2007, 04:59

  • Lampadas economicas


Lampadas economicas, lampadas a led's ou mesmo das comuns de poupança.

Eu aproveitei aquela situação da EDP, da troca de fundidas e/ou usadas, por economicas... tenho umas 8 ou 10.

se quiserem, e para verificarem o consumo de cada aparelho, existem uns interfaces que com a indacação do custo da luz por kw, permitem a análise de cada aparelho.

  • Redutores de caudal


São uns acessorios para as torneiras, conseguem adicionar ar à água, permitindo a mesma pressão mas com menor consumo de água.
ddascaldas
ddascaldas
Doutorado em Tralhas
Doutorado em Tralhas

Número de Mensagens : 365
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Keluka Ter 01 Jan 2008, 06:53

Eu sou sincera, não faço isto, mas acho que é uma boa dica. Quando ligamos a água quente para a duche ela demora a aquecer... então a sugestão é colocarmos um balde ou algo assim a apanhar a água antes que esta fique quente para depois a usarmos para regar plantas ou assim...
Outra dica é participar em tudo que aparece aqui nas tralhas grátis e isso eu faço Smile Acho que surgem coisas bem interessantes.
Mais ideias é por exemplo comprares coisas em 2ª mão. Não tudo, claro, mas existem coisas que valem a pena! Na Feira da Ladra ou por exemplo em casas de venda de artigos usados para apoio à recuperação de toxicodependentes compram-se coisas a preços muito bons! Por exemplo, comprei uma televisão por 20 Euros na Associação Reto à Esperança, na Malveira! O único problema dela é não dar para usar os botões da própria televisão, mas isso resolve-se com um comando! Smile Nessa Associação dá para encontrar 1 montão de coisas a preços bem acessíveis...

Keluka
Tralheiro Incipiente
Tralheiro Incipiente

Número de Mensagens : 57
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty PACOTES DE AÇUCAR

Mensagem por SHOTBOY Ter 01 Jan 2008, 13:16

NA PRIMEIRA MENSAGEM FALARAM DA HITORIA DOS PACOTES DE AÇUCAR....

EU JÁ FAÇO ISSO MAS NAO MANDO FORA OS PACOTES , FAÇO COLEÇÃO DELES!!!!!!!! tongue tongue tongue

EU FAÇO COLEÇÃO DE PACOTES DE AÇUCAR E JÁ TENHO BASTANTES...POR ISSO SE ALGUEM QUISER AJUDAR PODEM ENVIAR OS PACOTINHOS PARA:

DAVID LEAL
ESTRADA PRINCIPAL Nº45
BAIXINHOS ALVORNINHA
2500-336 CALDAS DA RAINHA

DIGAM-ME SE FAZEM COLEÇÕES E PODE SER QUE VOS POSSA AJUDAR Very Happy Very Happy Very Happy


ISTO ATÉ PODIA SER UM GRANDE TOPICO AQUI NO FORUM....AS COLEÇÕES :!: , POIS ASSIM FALAVAMOS DAS NOSSAS COLEÇÕES E PODIAMONOS AJUDAR Wink Wink Wink


DAVID LEAL geek
SHOTBOY
SHOTBOY
Tralheiro Interno
Tralheiro Interno

Número de Mensagens : 304
Idade : 30
Data de inscrição : 08/12/2007

http://shotboy.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por abissinia Ter 01 Jan 2008, 14:15

tenho uma amiga que tmb faz coleccao de pacotinhos Very Happy


so axo uma coisa mal, ela devia era gastar o acucar, e guardar o papelinho, mas nao, ela tem pai 2 caixotes cheios quando podia ter uma caixinha de cotonetes loool


por falar nisso, por exemplo, eu re-uso muito embalagens. . por exemplo quando como aqueles iogurtes de frasco gardo-os sempre. . .

tenho uma vixinha que usa os pacotes de leite cortados a meio para criar as plantas, e quando elas ja estao grandes o suficiente coloca-as num vazinho ou na terra, porque assim, sobrevivem mais facilmente á "infancia" Smile

quando me lembrar de mais alguma posto, este topico realmente é muito interessante:)
abissinia
abissinia
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1204
Idade : 36
Localização : fARO
Data de inscrição : 08/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Xetahtica Ter 01 Jan 2008, 15:35

Isso da EDP trocar as lampadas ainda é válido? É só chegar lá com as lampadas ainda a funcionarem ou fundidas tb serve?
Xetahtica
Xetahtica
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1318
Idade : 36
Localização : Lisboa/Seia
Data de inscrição : 09/12/2007

http://xetahtica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por nickbite Ter 01 Jan 2008, 15:54

Eu por exemplo, em vez de todos os dias tirar a comida do meu gato do pacote original que tem 3 kg, uso uma garrafa de agua de 33cl vazia previamente cheia com a comida.
Assim tenho + á mao e nao preciso estar sempre a abrir e fechar a embalagem de 3 kg, so qdo for encher novamente a garrafinha.
Com a dos meus hamster tambem faço o mesmo.
nickbite
nickbite
Doutorado em Tralhas
Doutorado em Tralhas

Número de Mensagens : 439
Idade : 41
Localização : Lagos
Data de inscrição : 20/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por ddascaldas Qua 02 Jan 2008, 06:34

Em relação às lampadas... podem ver no seguinte site:
http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/projectos/lampadas_particulares/lista.aspx

Eu troquei numa altura que estavam no continente, aproveitei.. até as fundidas deram por novas.

De igual forma, existe uma campanha de troca de frigorificos. Um velo por um novo classe A e abatimento de 30€ no novo, oferta EDP.
ddascaldas
ddascaldas
Doutorado em Tralhas
Doutorado em Tralhas

Número de Mensagens : 365
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por SHOTBOY Qua 02 Jan 2008, 10:55

abissinia escreveu:tenho uma amiga que tmb faz coleccao de pacotinhos Very Happy


so axo uma coisa mal, ela devia era gastar o acucar, e guardar o papelinho, mas nao, ela tem pai 2 caixotes cheios quando podia ter uma caixinha de cotonetes loool


por falar nisso, por exemplo, eu re-uso muito embalagens. . por exemplo quando como aqueles iogurtes de frasco gardo-os sempre. . .

tenho uma vixinha que usa os pacotes de leite cortados a meio para criar as plantas, e quando elas ja estao grandes o suficiente coloca-as num vazinho ou na terra, porque assim, sobrevivem mais facilmente á "infancia" Smile

quando me lembrar de mais alguma posto, este topico realmente é muito interessante:)

confused mas tens de a avisar que passado algum tempo o açucar vai ficar blorento...

e os pacotes vão todos por água a baixo lol!

é muito mais apresentavel gastar o açucar e coloca-los em micras e fica tudo organizado =)

sunny sunny
SHOTBOY
SHOTBOY
Tralheiro Interno
Tralheiro Interno

Número de Mensagens : 304
Idade : 30
Data de inscrição : 08/12/2007

http://shotboy.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por abissinia Qui 03 Jan 2008, 16:26

Mas é que eu ja lhe disse milhoes de vezez, mas ela diz que nao, que gosta muito mais de eles assim xeios. . .

a solucao que ela tem para nao absorverem agua é que poe la graos de arroz :pale: :pale: :pale:

mas pronts, ela é que sabe. . .
abissinia
abissinia
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1204
Idade : 36
Localização : fARO
Data de inscrição : 08/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Xetahtica Qui 03 Jan 2008, 16:57

Obrigada lá vou arranjar 1 saco de lamapadas. lol
Xetahtica
Xetahtica
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1318
Idade : 36
Localização : Lisboa/Seia
Data de inscrição : 09/12/2007

http://xetahtica.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Desligar a TV

Mensagem por Convidad Sex 04 Jan 2008, 08:59

Sabem que aquela luzinha vermelha que todas as televisoes têm nao está ligada sozinha!

Por tras dela, tal como um computador tem por vezes mecanismos a funcionar!

Esta luz vermelha gasta 40% !! do que gasta uma televisao ligada no mesmo periodo de tempo! Por isso o melhor mesmo é desligar a televisao da fichinha!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Regar plantas

Mensagem por Convidad Sex 04 Jan 2008, 09:04

Este já é mais complicado!

Como sabem devem por um balde quando a agua do banho ta a aquecer é uma boa dica mas..

Lembrai-me desta: Sabem aqueles dias em que por vezes vao apanhar buzios ou conchas sozinhos ou com a(o) namorada(o) e vêm com um balde embora. Nesse balde podem colocar agua do mar, para quem nao sabe a agua do mmar mata algumas plantas mas nao as mais selvagens. Se tiverem pequenas palmeiras em casa podem rega-las com esta agua pois as palmeiras visto estarem em permanente contacto com o mar em paises quentes, moldam-se na sua maneira de estar e de permanecer em pleno!

A agua do mar não tem o problema de estar a acabar até porque o problema do aquecimento global é o oposto! A agua da companhia paga-se aquela nao, a agua da companhia é boa para ser bebida, aquela nao!

Pequenas coisas que podem fazer a difrença!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Keluka Dom 06 Jan 2008, 03:34

Aqui ficam algumas dicas que encontrei no Portal Ambiente e Saúde.

Evite abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;

Retire os alimentos do congelador atempadamente, de formas a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;

Baixe o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos;

Sempre que possível, seque a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita;

Ligue as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilize os programas de mais baixa temperatura;

Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isole melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Coloque vidros duplos;

Evite a utilização de aquecedores com a resistência eléctrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar.

Keluka
Tralheiro Incipiente
Tralheiro Incipiente

Número de Mensagens : 57
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por abissinia Dom 06 Jan 2008, 16:14

Very Happy

quando se diz forno tmb se pode dizer frigorifico, retirem toda a comida que precisem para cozinhar para evitar o desgaste de frio, e posteriormente ganho de energia. . .

Tambem faco essa, ao lado da banheira, tenho sempre um balde vazio, assim quando estou a espera de a agua do banho aquecer ponho no balde e depois utilizo essa agua em vez d autoclismo por exemplo, ou mesm pa regar as plantas . . .
abissinia
abissinia
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1204
Idade : 36
Localização : fARO
Data de inscrição : 08/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por abissinia Dom 13 Jan 2008, 16:15

loool, axei isto na net. . . maneiras de poupar tongue


- Pegar todos os restos de sabonetes e juntar para fazer um só.
- Passar o pão no resto do pote de manteiga.
- Por água no envelope de suco.
- Jogar água no resto do shampoo pra render.
- Colocar garrafa d’agua em cima do relógio de energia.
- Reutilizar os copos de requeijão
- Por água no resto de lata de molho de tomate.
- Geladeira de pobre é cheia de garrafas de refrigenrante 2 litros cheios de água.
- Torcer para o Corinthians já é sintoma de pobreza, se não material, é pobreza espiritual.
- Enche a geladeira de calendário de farmácia
- Pobre sempre fala que não tem nada… e quando vem uma enchente fala que perdeu tudo.
- Guarda chiclete mascado na geladeira pra mascar depois.
- Usa camiseta de político.
- Esquentar a ponta da “BIC” para ver se ela volta a funcionar.
- Lamber a tampa metálica do iogurte.
- Colocar biquíni e tomar sol na laje ou atrás da casa.
- Ficar balançando lâmpada queimada para ver se ela volta a funcionar.
- Comprar carro novo e não tirar o plástico dos bancos só pra dizer que é novo.
- Amarrar cachorro com fio de luz.
- Emendar aquela havaina lascada
- Levar para casa o resto do refrigerante que sobrou na pizzaria.
- Usar o plástico da embalagem de arroz, feijão, etc pra encapar o livro ou caderno da escola.
- Fazer chapinha no cabelo com ferro de passar roupas.
- Colocar outra imagem (ao invés de foto) no orkut.
- Não perder a “Tela-Quente” quando diz que o filme é “Inédito”
- Ter como filme favorito “TITANIC”.
- Ter como comida favorita “lasanha”.
- Levar um pratinho com bolo do aniversário… “É pro Clyeidyson, que não pôde vim
- Dá os parabéns ao aniversariante e dizer “oh, depois eu compro uma lembrancinha pra vc”
- Colocar pregador nas embalagens de comida aberta.
- Comprar coopertone e colocar no frasco do o boticário.
- Pedir pro cobrador do onibus passar dois na roleta.
- Guardar as caixinhas de pasta de dente e esperar pela promoção.
- Guardar refrigerante com colher pendurada na boca, para não perder o gás.
- Ficar discutindo com os amigos quantas barbas dá para fazer com uma lâmina.
- Amarrar perna de oculos com arame.
- Subir na lage pra ficar mexendo a antena e ficar gritando “i aê, tá bom?”e a clássica, Aquele “Bom Brill” pendurado na antena da Tv!
abissinia
abissinia
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1204
Idade : 36
Localização : fARO
Data de inscrição : 08/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty dicas para poupar

Mensagem por ritamar Dom 13 Jan 2008, 16:57

bem, se tempo é dinheiro... aqui estão dicas para poupar tempo... tongue

http://www.waitless.org/
ritamar
ritamar
Doutorado em Tralhas
Doutorado em Tralhas

Número de Mensagens : 418
Idade : 47
Localização : Seixal
Data de inscrição : 19/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Convidad Seg 14 Jan 2008, 12:28

Boas
uma sugestão para poupar gás ( ou electricidade) e agua simultaneamente é regular a temperatura da água dos banhos no proprio esquentador sem que seja necesario a abertura da água fria para "temprerar". Gastas menos gás porque a chama é mais pequena e gastas menos água porque só abres uma torneira (água quente).
Cumps do xibo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Keluka Qua 16 Jan 2008, 13:38

Esta é um pouco parva, mas acho que ajuda a poupar! lol Quando vão a um hotel tragam aqueles produtos todos de casa de banho! (o shampoo, o sabonete, a pasta...) lol!
é um bocado fora, mas ajuda!

Keluka
Tralheiro Incipiente
Tralheiro Incipiente

Número de Mensagens : 57
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Keluka Qua 16 Jan 2008, 13:43

Ah, lembrei-me de outra dica!
Uma família minha amiga faz uma coisa que achei um pouco estranha, mas depois vi que realmente não era mal pensado. Sempre que vão ao restaurante e sobra água eles trazem a garrafa. Depois, nas viagens longas e isso cada um tem 1 garrafa e bebe o tal "restinho" que sobrou. E quando acabam uma garrafa passam para outra...
Claro que isto só resulta se forem ao restaurante com frequência, senão a água fica estragada! loool
(Se bem que se fores muitas vezes ao restaurante lá se vai a poupança!...)

Keluka
Tralheiro Incipiente
Tralheiro Incipiente

Número de Mensagens : 57
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para poupar Empty Re: Dicas para poupar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos