Tralhas Grátis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

+6
Borrega
n3xitah
tortulho
Bruna
TralhasGrátis
lander1107
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por lander1107 Seg 22 Dez 2008, 14:09

Aos 18 anos, Susete Marli Fonseca da Cruz é a prova viva de que os sonhos podem ser realizados e de que o trabalho compensa. Regressou esta quinta-feira à escola de Lamego de onde saiu em Julho passado com o 12.º concluído de forma brilhante: uns invejáveis 20 valores, que fizeram dela a candidata melhor colocada para o Prémio Nacional do Ensino Secundário "José Pinto Peixoto".

E levou para casa um diploma e os mil euros atribuídos pela Associação Casa de Cultura Professor Doutor José Pinto Peixoto, com sede em Miuzela, Almeida (distrito da Guarda), aldeia natal do seu patrono.

Marli, como prefere ser tratada, tinha um sonho de menina: ser médica. Não foi um sonho passageiro, dos que em criança mudam ao sabor da imaginação. A menina fez-se mulher e a ambição cresceu com ela, sem nunca esmorecer. Do estudo fez a sua profissão e o seu passatempo. Os resultados estão à vista.

Até ao 9.º ano estudou no Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego. "Esse período foi fundamental para mim", acredita. Porque dali levou "bases sólidas" para acabar o secundário, no Colégio da Ordem Beneditina, na mesma cidade, com média de 20 valores.

O método de aprendizagem resultou em pleno, mas Marli entende que não fez nada de transcende. "Basicamente, tinha as minhas coisas em dia". Nada de mais além do estudo continuado, todos os dias. E sem perder nada de que se arrependa. "Eu queria dedicar-me mesmo ao estudo, pretendia entrar num curso de medicina, e, uma vez mentalizada para tal, não acho que tenha prescindido de alguma coisa importante".

Agora que frequenta a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, chegou à conclusão de que "quem sai do Ensino Secundário não está preparado para o Ensino Superior". Porquê? "Primeiro porque a quantidade de informação que recebemos numa aula na Universidade é o mesmo que recebemos na Secundária em três meses. Segundo, porque tenho de adquirir um novo método de estudo, já que é impensável seguir o que apliquei até aqui".

Marli admite uma solução, que nem sequer passa pela criação de uma espécie de "ano zero" de transição. "O ideal seria dificultar um pouco mais o Secundário para não haver depois um choque tão grande". Até porque "há muito facilitismo" no ensino e "ultimamente até tem havido mais".

Depois há os "alunos sem objectivos" e os "maus professores". Realça que os teve excelentes e que "foi provavelmente graças a eles" que conseguiu ser a melhor. Mas também os teve "péssimos", o que, curiosamente, acabou por lhe dar força: "Por que não tentar ser melhor que eles?"

Da reacção de alguns colegas perante o seu sucesso prefere não falar, diz, rindo. Tal como não comenta o Estatuto do Aluno que tanta greve já motivou, bem como os protestos dos professores, embora entenda as suas motivações.

Refeita do primeiro impacto da Universidade, todos os esforços de Marli concentram-se agora no curso de medicina. Por enquanto, sem perder muito tempo a pensar que ramo há-de escolher no futuro.

Mesma coisa em relação aos mil euros que ontem recebeu : "Vão ficar no banco até arranjar em que os gastar"...
lander1107
lander1107
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1794
Idade : 40
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por TralhasGrátis Seg 22 Dez 2008, 14:34

pink happy ! Eu concordo o secundário é facílimo............................................. lol

Bem, por mim tudo bem mas "Colégios" não deviam concorrer com alunos das escolas públicas a prémios....
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Bruna Seg 22 Dez 2008, 14:55

TralhasGrátis escreveu:pink happy ! Eu concordo o secundário é facílimo............................................. lol

Bem, por mim tudo bem mas "Colégios" não deviam concorrer com alunos das escolas públicas a prémios....

Concordo e Concordo.... pink happy É muuuuito facil ter uma grande media.... pink happy pink happy

Vamos ver como se sai ela no fim do primeiro ano.....Smile
Bruna
Bruna
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 2080
Idade : 36
Localização : Porto
Data de inscrição : 13/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por tortulho Seg 22 Dez 2008, 15:04

Vá, vá, não sejam assim... Evil or Very Mad
A menina tem mérito. Ainda se tem nota a educação física? Nota 20 a tudo nem é média, é 20.
Qualquer dia ainda vêm dizer para aqui para o fórum que o curso de engenharia do nosso primeiro pode ser feito na boa por um aluno da primária.. pink happy
tortulho
tortulho
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 3078
Data de inscrição : 12/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por TralhasGrátis Seg 22 Dez 2008, 15:06

pink happy claro que tem mérito...
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por n3xitah Seg 22 Dez 2008, 15:08

"Basicamente, tinha as minhas coisas em dia". Nada de mais além do estudo continuado, todos os dias. E sem perder nada de que se arrependa. "Eu queria dedicar-me mesmo ao estudo, pretendia entrar num curso de medicina, e, uma vez mentalizada para tal, não acho que tenha prescindido de alguma coisa importante".


Eu acho mt bem que ela se esforce, mas no meu entender, nem 8 nem 80 Wink Estudar todos os dias no secundário é demasiado..por amor de deus.. :|
n3xitah
n3xitah
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 3160
Idade : 36
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por TralhasGrátis Seg 22 Dez 2008, 15:18

Mas se ela queria ser a melhor só estudando para o ser tongue
Eu nunca estudei e arrependo-me porque sem estudar fiquei com 15 lol

e sempre aqui no tralhas (em vez de estudar) tive 94% em cálculo financeiro... mas vou lixar-me porque passo aqui a vida Sad
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Borrega Seg 22 Dez 2008, 15:21

Concordo que ela se esforçou... mas será que tinha essa nota se fosse na escola publica?

Ela agora sente dificuldades porque teve facilitismo durante o secundário, ou senão não se queixava da exigencia universitaria.. digo isto porque a escola publica exige mais dos alunos do que a privada, apesar do ensino ser pior..

Apenas mais um detalhe.. engane-se quem pense que é a melhor aluna do país, pois esses têm 19,9 ou até 20 certos, segundo a dges.. é sim a melhor do país que tem bolsa com 19,8 (e não 20), segundo a dges..
Borrega
Borrega
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1226
Idade : 37
Localização : OAZ / LX
Data de inscrição : 27/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por TralhasGrátis Seg 22 Dez 2008, 15:25

pink happy andas-te a investigaaar!
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Borrega Seg 22 Dez 2008, 15:27

TralhasGrátis escreveu:pink happy andas-te a investigaaar!

lolll.. ah pois...

e tb sei q para os exames de biologia e quimica nao estudou tanto como no secundario, pois tirou a media de 18,6 nesses exames

tongue
Borrega
Borrega
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1226
Idade : 37
Localização : OAZ / LX
Data de inscrição : 27/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por cigana33 Seg 22 Dez 2008, 15:30

Pelo que entendi no texto ela só estudou até ao 9ºano num colégio, o secundário foi feita na escola publica. Suspect

E não se pode dizer que no publico se exige mais do que no privado, isso é incorrecto, pelo menos até ao 12º ano! Evil or Very Mad

Existem bons e maus colégios, como em tudo! Suspect
cigana33
cigana33
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1352
Localização : Braga
Data de inscrição : 05/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Borrega Seg 22 Dez 2008, 15:34

para acabar o secundário, no Colégio da Ordem Beneditina, na mesma cidade

Como lá diz, até o secundário foi num colegio privado...

Sim, há colegio bons e outros maus... mas no que eu disse até referi que as privadas são melhores que as publicas..
No entanto, um 17 na privada não é um 17 na publica (mas sim um 14 talvez), e isso e certo segundo o que eu vi ate hoje..
Borrega
Borrega
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1226
Idade : 37
Localização : OAZ / LX
Data de inscrição : 27/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por TralhasGrátis Seg 22 Dez 2008, 15:35

Borrega escreveu:
TralhasGrátis escreveu:pink happy andas-te a investigaaar!

lolll.. ah pois...

e tb sei q para os exames de biologia e quimica nao estudou tanto como no secundario, pois tirou a media de 18,6 nesses exames

tongue

pink happy pink happy pink happy pink happy pink happy pink happy pink happy
LOOOOOOOL descobriste-lhe a careca!
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Borrega Seg 22 Dez 2008, 15:38

TralhasGrátis escreveu:
Borrega escreveu:
TralhasGrátis escreveu:pink happy andas-te a investigaaar!

lolll.. ah pois...

e tb sei q para os exames de biologia e quimica nao estudou tanto como no secundario, pois tirou a media de 18,6 nesses exames

tongue

pink happy pink happy pink happy pink happy pink happy pink happy pink happy
LOOOOOOOL descobriste-lhe a careca!

Isto nunca passa impune lolll

Com o 19,8 no secundario e 18,6 nos exames, ela entrou no superior com 19,2..
Logo, e utilizando a técnica de arredondação da comunicação social, ela entrou no superior com 19 hehe..
Borrega
Borrega
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1226
Idade : 37
Localização : OAZ / LX
Data de inscrição : 27/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Bruna Seg 22 Dez 2008, 15:39

Borrega escreveu:Concordo que ela se esforçou... mas será que tinha essa nota se fosse na escola publica?

Ela agora sente dificuldades porque teve facilitismo durante o secundário, ou senão não se queixava da exigencia universitaria.. digo isto porque a escola publica exige mais dos alunos do que a privada, apesar do ensino ser pior..

Apenas mais um detalhe.. engane-se quem pense que é a melhor aluna do país, pois esses têm 19,9 ou até 20 certos, segundo a dges.. é sim a melhor do país que tem bolsa com 19,8 (e não 20), segundo a dges..

Tb nao é bem assim:) mas pronto... essa nota e possivel... mas... Acho que a diferença/exigencia se nota mais entre escolas do 'interior' e escolas do litoral / grandes cidades...
Bruna
Bruna
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 2080
Idade : 36
Localização : Porto
Data de inscrição : 13/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por TralhasGrátis Seg 22 Dez 2008, 15:48

LOL Borrega!! Calma... deixa lá a rapariga tongue lol

Eu desses cálculos não pesco nada tongue
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por cigana33 Seg 22 Dez 2008, 15:51

Borrega escreveu:
para acabar o secundário, no Colégio da Ordem Beneditina, na mesma cidade

Como lá diz, até o secundário foi num colegio privado...

Sim, há colegio bons e outros maus... mas no que eu disse até referi que as privadas são melhores que as publicas..
No entanto, um 17 na privada não é um 17 na publica (mas sim um 14 talvez), e isso e certo segundo o que eu vi ate hoje..

Eu só tinha lido aquela parte que fala até ao 9º.

Eu dou aulas na escola publica e na privada, sou exactamente a mesma professora Suspect, talvez até mais exigente no privado, porque as turmas em geral são melhores, não que os alunos sejam mais espertos ou inteligentes que os do publico, mas no publico recebemos "tudo", não podemos "convidar" ninguém a sair, enquanto no privado existem alguns "convintes"... Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) 364279
cigana33
cigana33
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1352
Localização : Braga
Data de inscrição : 05/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Bruna Seg 22 Dez 2008, 15:56

Borrega escreveu:
Isto nunca passa impune lolll

Com o 19,8 no secundario e 18,6 nos exames, ela entrou no superior com 19,2..
Logo, e utilizando a técnica de arredondação da comunicação social, ela entrou no superior com 19 hehe..

Depende do peso dos exames e da nota de secundario... n e assim tao linear..
Bruna
Bruna
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 2080
Idade : 36
Localização : Porto
Data de inscrição : 13/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Borrega Seg 22 Dez 2008, 16:01

BrunaFonseca escreveu:
Borrega escreveu:
Isto nunca passa impune lolll

Com o 19,8 no secundario e 18,6 nos exames, ela entrou no superior com 19,2..
Logo, e utilizando a técnica de arredondação da comunicação social, ela entrou no superior com 19 hehe..

Depende do peso dos exames e da nota de secundario... n e assim tao linear..

Não estou a dizer à sorte, está no concurso ao ensino superior...
http://www.dges.mctes.pt/coloc/2008/col1det.asp?BIC=13734797&CEC=1&EtC=17
Borrega
Borrega
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1226
Idade : 37
Localização : OAZ / LX
Data de inscrição : 27/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por n3xitah Seg 22 Dez 2008, 16:15

Eu não sei..

Ela por mim até podia ter tido 10..Aqui a unica coisa q m faz comixão é ela dizer q passava os dias em casa a estudar.. (isto já veio num dos jornais gratuitos)..

Esta rapariga nao viveu a adolescencia.. e isso é triste.
n3xitah
n3xitah
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 3160
Idade : 36
Data de inscrição : 10/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por TralhasGrátis Seg 22 Dez 2008, 16:17

Eu também não Sad fui uma vitima dos livros Sad

Laughing
TralhasGrátis
TralhasGrátis
Admin

Número de Mensagens : 45792
Idade : 37
Localização : Porto
Data de inscrição : 17/11/2007

http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por cigana33 Seg 22 Dez 2008, 16:18

n3xitah escreveu:Eu não sei..

Ela por mim até podia ter tido 10..Aqui a unica coisa q m faz comixão é ela dizer q passava os dias em casa a estudar.. (isto já veio num dos jornais gratuitos)..

Esta rapariga nao viveu a adolescencia.. e isso é triste.


Concordo plenamente! :good!: :good!:
cigana33
cigana33
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1352
Localização : Braga
Data de inscrição : 05/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Borrega Seg 22 Dez 2008, 16:19

Sim, isso é verdade...

Eu quando vi a noticia e ela estava a falar, apenas via uma rapariga que certamente não aparentava ser saudavel..

Tenho pena, pois via-se que não tinha aproveitado nada da adolescencia.. e agora que entrou para medicina talvez nem aproveite o final da adolescencia.. realmente e triste..

Pode ser que depois ainda vá a tempo de descobrir as coisas importantes da vida, que não tenham a ver com um diploma..
Borrega
Borrega
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1226
Idade : 37
Localização : OAZ / LX
Data de inscrição : 27/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por lander1107 Seg 22 Dez 2008, 17:16

Ela pode aproveitar adolescencia mais tarde, como faz o Herman Jose e outros...
lander1107
lander1107
Ás das Tralhas
Ás das Tralhas

Número de Mensagens : 1794
Idade : 40
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por starlight Seg 22 Dez 2008, 18:52

lander1107 escreveu:Ela pode aproveitar adolescencia mais tarde, como faz o Herman Jose e outros...

lol...mas uma coisa é certa a adolescência vive-se sempre...se não se viver na altura própria acaba-se sempre por viver mais tarde...


Eu fiz o secundário numa escola publica e os professores nunca davam 20 mesmo que o aluno merecesse, e dar um 19 já era uma coisa de outro mundo...senti bastante isso na minha escola que castigava um bocadinho os melhores alunos Rolling Eyes Por isso acho mal que o ranking englobe no mesmo saco publicas e privadas... é mais facil tirar melhores notas no privado.

Sendo o secundário exigente ou não, no primeiro ano de faculdade (pelo menos de medicina não sei dos outros cursos) a diferença é brutal...faz parecer o secundário uma brincadeira ( é como ela disse o que se dá numa aula universitaria é o que se dá em 3 meses ou mais no secundário).
starlight
starlight
Tralheiro Interno
Tralheiro Interno

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 16/03/2008

http://culturasemcrise.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =) Empty Re: Aluna exemplar (tal como voces tralheiros) =)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos